sexta-feira, 9 de março de 2012

Mentes aceleradas – sexo, drogas e acidentes

(Texto de Francis Jr. escrito para a solenidade de formatura dos alunos dos cursos de informática patrocinados pela Credibelgo)

Ouvimos de um especialista em educação a afirmação de que um dos grandes problemas de algumas escolas é a manutenção de um padrão, alguma coisa parecida com a “receita de um bolo” que passa de geração em geração. E, infelizmente, um sistema que não ajuda muito os estudantes que buscam ali uma melhor preparação para a vida e para o trabalho.
Algumas pessoas que estão chegando a este mundo são abençoadas com a graça do apoio e segurança de uma família, de bons amigos e boas escolas. Aliás, o pensamento era de que a escola funcionasse como uma segunda casa, local de interação, crescimento e esperança de uma vida melhor.
Nós temos algumas escolas que realizam este trabalho muito bem. Mas, quando falamos algumas escolas quer dizer que boa parte dos nossos jovens está em instituição de ensino que não atende às exigências desse novo tempo.
Será que o sistema padronizado de ensino já não funciona mais? Será que uma solução para problemas sociais que experimentamos está na tecnologia, na informática, na internet?
Nesse novo tempo um grupo cada vez maior de pesquisadores acha que estamos nos tornando mais distraídos e mais burros, por causa do uso excessivo dos aparelhos digitais.
Um dos pesquisadores, o neurocientista Antônio Damásio, afirma: é inegável que os novos meios de comunicação facilitam a vida ao acelerar os contatos e a colaboração entre pessoas de regiões e continentes distantes. No entanto, isso não se dá sem conseqüências para o cérebro. A internet, as mensagens instantâneas e o correio eletrônico obedecem a um tempo virtual, um tempo acelerado, descolado e diferente do tempo do mundo real.
E mentes aceleradas têm conseqüências: a dificuldade de concentração, de compreensão e reflexão, como ler um livro, interpretar um texto, tomar uma decisão importante, por exemplo.
Mentes aceleradas, hoje, têm grande influência sobre a elevação dos acidentes de trânsito. Motoristas, já bem adaptados à instantaneidade da internet e das demais ferramentas tecnológicas como iPhone, iPad, smartphone, tablet, notebook, e-mails, chats, MSM, Twitter, Facebook e etc estão acelerando nas estradas, abusando da velocidade e, morrendo e matando outras pessoas. Motoristas que querem hoje fazer em uma hora a viagem que, até alguns anos atrás, exigia três horas. Na verdade eles querem o tele-transporte.
Mentes aceleradas têm grande influência sobre o aumento do consumo de drogas! Um jovem, para ter sucesso na vida, tem que percorrer o caminho da escola e depois do trabalho. Muitos não estão conseguindo esperar o tempo necessário para esta jornada e, se não têm o dinheiro para comprar a calça ou o tênis da moda, que a propaganda lhes ordena, eles partem para  o crime, para o tráfico de drogas.  Para estes, a busca pela sensação de pertencimento, de poder e reconhecimento educação e respeito passaram a ser coisas abstratas, assim como a escola. Porque ter amanhã o que posso ter hoje?
Mentes aceleradas e sexo precoce, gravidez indesejada! Estamos em um tempo em que meninos e meninas não suportam mais a idéia de namorar, conhecer, buscar alguma coisa em comum que justifique um relacionamento. E ficar, e transar, no primeiro dia é fato natural.  E as conseqüências! Muitas meninas engravidam aos 16, 15, 14 anos e um sonho de vida vira um pesadelo. Não há responsabilidade, não há respeito pelos pais, pela igreja e nem por se mesmo.
Mas como falar de responsabilidade para meninos ou meninas que têm a proteção de uma Lei, arcaica, ultrapassada, que protege até mesmo aqueles que usam drogas, bebidas alcoólicas, roubam e matam?
Tempo virtual, mundo real.
Meus amigos! São fatores da sociedade da qual todos fazemos parte e não somos imunes a eles. Fazemos apenas um alerta para que vocês, como cooperativistas, comecem a pensar como cooperativistas, usando os valores da ajuda mútua, da solidariedade e cooperação, em soluções para os problemas do mundo em que vivemos. Pode ser a sua casa, seu bairro, sua cidade. Lembre-se daquela velha frase “pensar globalmente e agir localmente”.
Esta cooperativa (Credibelgo) é de crédito, faz empréstimo, defende o lucro e a prosperidade do cooperado, mas o foco é o ser humano, é a sociedade porque tudo começa e termina na sociedade. Além disso, cooperativismo é, acima de tudo, solução. E vocês, como cooperativistas, tem a incrível missão de buscar soluções para as questões sociais.
O foco principal do cooperativismo como sistema econômico e de socialização, e a busca de soluções.
Quanto às ferramentas tecnológicas que aceleram mentes, que destacamos no início deste texto, temos que destacar que elas têm e devem ser usadas para agilizar o raciocínio, ampliar o conhecimento e melhorar as relações entre as pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário