sexta-feira, 16 de março de 2012

E se eu fosse prefeito...


Ahhhhh, e se eu fosse prefeito! De cara eu iria implantar uma Administração baseada no sistema da governança cooperativa, estruturada em princípios como responsabilidade; democracia; igualdade; respeito; autonomia; educação, formação e informação; intercooperação e comprometimento.
Para as Secretarias Municipais contratar somente profissionais altamente qualificados (com o salário atual de R$ 6.500,00 dá para fazer isso tranquilamente) e depois implantar o Conselho Comunitário. Um órgão integrado pelos presidentes dos centros comunitários dos bairros da cidade, de entidades como CDL, ACIMON, SSVP, sindicatos, etc. Principal função desse Conselho: debater necessidades e prioridades, cobrar dos Secretários a execução de obras e serviços com poder para demitir o Secretário que não apresentar resultado satisfatório.
Alguém aí poderá dizer que essa é a função da Câmara Municipal! Bem, a Casa Legislativa, de certa forma, faz seu papel de fiscalizar o Executivo, conferir Projetos de Lei, mas, infelizmente, hoje temos vereadores que defendem grupos ideológico-partidários e transferem o crédito dos problemas para o prefeito. Se nossa cidade continua com problemas e temos administradores sendo denunciados por “improbidade administrativa” a Câmara de Vereadores tem sua parcela de responsabilidade.
Como este é outro assunto eu, como prefeito (com aval o Conselho) iria abolir o assistencialismo e implantar programas de qualificação profissional (com prioridade para os desempregados); cursos técnicos para formação de mão-de-obra; implementar nas unidades de saúde, creches, centros esportivos e nas escolas os programas sócio-educativos de atendimento às crianças, jovens, adolescentes, donas-de-casa e integrantes dos grupos da melhor idade.
Se eu fosse prefeito (com aval o Conselho)  iria canalizar investimentos para melhoria da imagem da nossa cidade, investimentos para melhoria do trânsito de veículos na região central,  investimentos para reforçar a segurança dos nossos cidadãos, abrir novos espaços de lazer, esportes especializados e arte e cultura em locais de fácil acesso.
Se eu fosse prefeito...
Bem, são muitos os sonhos! Mas imagine você, decisões públicas sendo tomadas com um consenso coletivo, sem revanchismo político (com alguns trabalhando a favor e outros contra, como acontece hoje), melhores resultados serão produzidos para nossa economia, nossa cultura, nossa estrutura urbana e, enfim, o que mais almejamos: uma sociedade mais saudável, mais solidária e mais feliz.
Alguém aí vai dizer: isso é uma utopia!
Bem, o cooperativismo trabalha com valores e princípios que têm proporcionado ao sistema, em todo o mundo (muito mais no Brasil), um expressivo crescimento com geração de renda, milhares de empregos e melhor qualidade de vida para cooperados e seus familiares. Isso não é utopia, é realidade.
O que temos que fazer, agora, é agregar ao sistema de gestão publica tecnologia moderna e ideologia comprovadamente eficaz na solução de problemas coletivos. É claro que, para isso dar certo é preciso que as pessoas certas estejam à frente.
Esse é só o primeiro capitulo de uma série. Aguarde. Paz, saúde e fé
(Esta mensagem foi idealizada depois da insinuação de um internáuta de que eu, Francis Jr. seria candidato a prefeito. Que ela possa servir de modelo para aqueles que são candidatos a prefeito).

Um comentário:

  1. Meu amigo Francis.Todo governo deve se inspirar em ideais que contemplem a confiança e principalmente a ação coletiva."Ningúem melhor que o povo para saber das necessidades do povo".Não acredito em nenhum sistema de governo que use a arrogâ...ncia e a falta de diálogo como ferramentas.Assim, suas considerações são essenciais para qualquer Monlevadense que almeja se dedicar a vida pública.O sistema de cooperativismo com seus pilares iniciais de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade é muito bem vindo.Parabéns e continue postando reflexões que contribuam para uma Monlevade "MAIS DA GENTE".BJOS.
    Beth Rossi Lima

    ResponderExcluir