quarta-feira, 4 de abril de 2012

Um lugar importante para você visitar, ou voltar


Você conhece a história da Serra da Piedade? No alto da serra, localizada no município de Caeté, estão o Santuário Estadual da Serra da Piedade e a ‘ermida’, chamada de ‘magnífica arquitetura divina’. Uma obra do ex-arcebispo e administrador apostólico dom João de Resende Costa, falecido em 2007.
A história do lugar teria começado entre 1765 e 1767 com a aparição de Nossa Senhora, com o menino Jesus nos braços. Ela  foi visualizada por uma menina, muda de nascimento e que recuperou a fala após este momento. A  família da jovem vivia na comunidade de Penha, a seis quilômetros da serra. Depois deste milagre, em 1773 o templo foi construído pelo ermitão português Antônio da Silva, o Bracarena.
Já estive lá e posso dizer que é um local belíssimo e vale a pena ser visitado. Na noite de ontem foi palco da tradicional via-sacra luminosa, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. A cerimônia começou na Igreja Nova das Romarias e terminou na ermida que guarda a imagem da padroeira de Minas, Nossa Senhora da Piedade, em um trajeto de 500 metros.
Enquanto o pró-reitor do santuário, padre Carlos Antônio da Silva, narrava os passos de Cristo rumo ao Calvário, integrantes do grupo de teatro Centro Artístico Cultural São João Batista, encenavam as passagens bíblicas.
A via-sacra luminosa na Serra da Piedade  foi iniciada em 2009 e vem se tornando tradição na noite de terça-feira da Semana Santa.
Segundo o padre Nédio dos Santos Lacerda a via-sacra é um momento de contemplação dos passos de Jesus e de meditar sobre o ministério pascal, a paixão e a morte de Cristo, além de fortalecer a fé e a sensibilidade.
Uma outra via-sacra na Serra da Piedade será realizada na sexta-feira, a partir das 7 horas da manhã, desta vez num trajeto de 5 quilômetros, do sopé da montanha até a ermida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário