quarta-feira, 4 de abril de 2012

Um alerta para quem bebe e usa outras drogas


Mais um alerta para quem bebe cerveja, cachaça, whisky, vinho, qualquer coisa que contenha álcool! O resultado final de uma vida de farras pode ser: cirrose, pancreatite, lesão cerebral, alterações metabólicas, desnutrição, desidratação, sem falar em desagregação familiar, agressões, acidentes, cadeia, etc. Tudo demais faz mal, não é mesmo?
Pois um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios revelou uma triste realidade para os mineiros: eles figuram como os que mais morrem por causa do uso de drogas legais e ilegais, como a cocaína e o álcool, em todo o país.
As mortes por causa do fumo também acendem outro alerta, já que o Estado aparece em terceiro lugar. O estudo levou em conta o período entre os anos de 2006 e 2010 e se baseou em informações do Ministério da Saúde. Segundo o estudo, Minas Gerais registrou 5.379 mortes ligadas ao abuso do álcool nos quatro anos avaliados. Neste mesmo período, no caso de uso da cocaína, foram 134 mortes. Outros 459 mineiros morreram por doenças relacionadas ao cigarro.
No caso dos usuários de álcool, as doenças mais comuns são cirrose, pancreatite, lesão cerebral, alterações metabólicas, desnutrição e desidratação. E os sintomas geralmente começam a aparecer depois dos 40 anos de idade. Então, se você é do tipo (ou conhece alguém) que abusa, se não puder evitar a bebida alcoólica, pelo menos reduza o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário