terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Hestória de uma greve impossível e da realidade submissa do povo brasileiro


Vereadores e deputados fazem protesto por melhores salários e melhores condições de trabalho! A manifestação iniciada em Brasília recebeu novas adesões. Praticamente, em todas as cidades brasileiras vereadores cruzaram os braços reivindicando reajuste salarial (reposição das perdas causadas pela inflação mais ganho real). Além disso, os vereadores alegam estarem sendo explorados pelos eleitores, sofrem tentativas de extorsão e suborno, são obrigados a trabalhar por várias horas, todos os dias da semana, além do assédio moral".
Sabe quando isso vai acontecer? Nunca, é claro.
Estamos em um país onde os cidadãos elegem seus representantes para, depois, serem governados por eles. Vereador, prefeito, governador, deputado, senador, presidente da república são funcionários públicos interinos à serviço da população. O cidadão é o chefe e o político eleito tem que prestar contas de seu trabalho ao qual se comprometeu.
Mas sabe quando isso vai acontecer? Não neste século, porque nossos cidadãos não estão preparados para isso (e muitos, em situação de boa vida não querem nem saber em que “pé” está a violência, a situação das rodovias...), mas é preciso iniciar a discussão para, no próximo século, talvez, o Brasil ter nos cargos públicos homens de espírito público que saibam respeitar o dinheiro do contribuinte.
Esse raciocínio me foi inspirado pela matéria que a Eliane Araújo me enviou destacando a fragilidade do trabalhador perante um sistema que não lhe permite pedir aumento de salário. Quando é neste país que o trabalhador vai poder chegar para seu patrão e dizer que quer (eu quero, não estou pedindo e nem mendigando, eu quero) reajuste salarial?

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Construção civil pega os trabalhadores da ArcelorMittal


Boas notícias! A paralisação da duplicação da ArcelorMittal em Monlevade não provocou o "caos" que muitos temiam e propagavam. As obras da segunda usina estão paradas, mas o trabalho da siderúrgica segue normalmente.
Quanto aos mais de dois mil trabalhadores demitidos das empresas contratadas, alguns retornaram para suas casas, em outros estados, e outros, a grande maioria, foram absorvidos pelas empresas da cidade e de outras regiões.
E detalhe importante: algumas empresas estão com dificuldade para contratar trabalhadores, principalmente da área da construção civil. É sinal que nossa cidade continua em franco crescimento, eu disse crescimento, o que não significa exatamente desenvolvimento.
Desenvolvimento a gente tem quando existe a melhoria da qualidade de vida, dos salários dos trabalhadores, melhoria da educação, da saúde, da segurança, da cultura, etc.
Mas, o mais importante é que não ficamos com uma massa de desempregados o que, normalmente, culmina em problemas sociais e até elevação da criminalidade. Já ouvi de três empresários, da construção civil, a reclamação da dificuldade em contratar profissionais.
Na área comercial também existem vagas para vendedores e outras funções, situação que deve ser ampliada após o termino das obras do novo hipermercado na avenida Armando Fajardo, no bairro Loanda. A unidade de mais uma grande rede vem de BH para esquentar a concorrência e, logicamente, as ofertas. Olha que beleza!
Neste exato momento temos uma empresa monlevadense à procura de costureiras, e com urgência.
Estamos vivendo um tempo diferente e fica desempregado quem não gosta de trabalho.
Sobre a duplicação da usina da ArcelorMittal o melhor seria se hoje as obras estivessem a todo vapor, com seis mil homens trabalhando nas obras (como está no projeto), com nossos hotéis e restaurantes lotados, o dinheiro dos impostos abarrotando os cofres da Prefeitura...
Recebi da assessoria de comunicação da ArcelorMittal Monlevade a informação de que “não há nenhuma novidade a esse respeito. Não há nenhuma informação sobre a retomada do projeto”.
Infelizmente o imprevisto aconteceu e pegou algumas pessoas desprevenidas. Alguns empresários tiveram os negócios cancelados. Mas o que acabou foi apenas a primeira parte do filme. Teremos outras. Paz, saúde e fé!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O que mais Deus quer de nós?

Há mais ou menos uns 500 anos foi descoberta, encravada na pedra de uma construção Inca, uma mensagem que relata sobre uma mudança profunda nas relações das pessoas no ano de 2012.
Não se trata exatamente do fim do mundo, mas do início de um novo tempo. E estamos precisando mesmo de uma mudança, para melhor, é claro.
Explico!
Temos, em todo o mundo, milhões de pessoas encarceradas, tratadas como animais e não vejo ONG, igreja ou partido político defendendo um tratamento mais humano para esses infelizes. Os presídios da nossa região, por exemplo, estão lotados e não há ação de socialização.
Temos milhões de pessoas morrendo em razão da fome, da sede e da miséria, da falta de uma casa, da falta de educação, falta de conhecimento. Temos milhões de vítimas de doenças que já poderiam estar extintas. Não vou acrescentar as pessoas que morrem assassinadas pelos motivos mais banais e nem mesmo as vítimas dos acidentes provocados pela imprudência nas estradas.
Estamos falando de pessoas, gente, ser humano, criaturas de Deus, mas que significam muito pouco ou quase nada no mundo da globalização, da internet, da comunicação instantânea, do consumismo e da ganância.
Sabemos que nas cidades do interior ainda existe solidariedade, mas nos grandes centros urbanos uma pessoa caída na calçada não é muito diferente de um cachorro aos olhos de quem passa. É só mais um infeliz!
Então, é preciso mudar o olhar sobre o outro, porque o outro, seja daqui ou lá da África aos olhos de Deus é nosso irmão. E mudar significa pensar e agir.
Hoje, os grandes empresários estão preocupados com os lucros e com a produção. Os políticos batalham para se manterem no poder e aumentar suas fortunas com o dinheiro do contribuinte. Enquanto isso, as pessoas mais comuns têm o foco conduzido para os novos aparelhos de TV, computadores e celulares com internet.
Segundo estudo científico é uma onda da massificação (on-line) que deixa as pessoas mais distraídas, mais superficiais e com menor poder de concentração, percepção e decisão. Ter um computador com internet hoje é o máximo! Empolgado nesta onda o individuo não presta atenção que estamos em um país com vasto território, imensas florestas com rios e cachoeiras, mas famílias inteiras estão sendo massacradas por reivindicar o direito a um pedaço dessa terra. Temos plantações maravilhosas com recorde de produção de grãos todos os anos, e milhões de brasileiros passam fome.
Por quê?
A questão da manipulação e da massificação data da criação da sociedade, mas é nova a idéia de aproveitar todo o aparato tecnológico a favor do ser humano, a favor da criação de meios e caminhos que possam salvar vidas, de usar iPhone, iPad, smartphone, tablet, notebook, e-mails, chats, MSM, Twitter, Face book e etc para conscientizar os incluídos de que é preciso dividir, compartilhar, doar, ajudar e amar verdadeiramente aqueles que estão excluídos de tudo.
Trago comigo, há muito, a certeza sobre a existência de um mundo melhor, de paz e luz que Deus reserva para os que fazem por merecer. Um lugar que pode ser alcançado por todos, desde que atendam, nesta vida, os mandamentos que estão na Bíblia e dos quais todos já ouviram falar. No entanto, poucos os entendem e um número menor ainda cumpre.
É difícil não é? Você já ouviu falar de alguém que, tendo duas casas deu uma para quem não tinha nada? Você já ouviu falar de algum empresário bem sucedido que tenha ajudado seus funcionários a melhorarem suas vidas na mesma proporção sua?
Eu posso até prever o pensamento de alguns: imagina, deixar escapar o dinheiro do aluguel e o pior, reduzir a margem de lucro, limitar os prazeres que essa vida nos oferece para bancar o bom samaritano? Eu já sou contribuinte do Criança Esperança, da Apae, da igreja e dou esmolas na rua. É o suficiente para me garantir um cantinho no Céu!
Será?
Está no livro de Lucas capitulo 6, versículo 46: “Por que me chamais: Senhor, Senhor... e não fazeis o que digo?”.
Trago comigo, há muito, a certeza de que para se alcançar a graça de atenção no Céu (um link direto com santos e anjos) é preciso de fé verdadeira, de ação verdadeira em prol dos excluídos. E nesse ano temos a oportunidade de fazer a verdadeira conversão (tem gente que faz de mentirinha na Páscoa ou no Natal), abrir o coração e a mente para os desígnios de Deus.
E quem não tiver condições de ajudar o irmão que está do outro lado do mundo sem abrigo e sem alimento que dê as mãos para o irmão que passa necessidades na sua cidade.
“Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6;36)
E que venha 21 de dezembro!

A doce e amarga profissão da Enfermeira

Tem profissão mais sacrificante do que a de Enfermeira?
É comum encontrar na Polícia Militar registro de ocorrência no Pronto Atendimento (PA) da Prefeitura de João Monlevade, com agressão a funcionários seja de forma verbal ou física. Alguns até pediram demissão pelos tapas, socos e ameaças que sofreram.
O atendimento no PA, pela estrutura, pelo número de funcionários e médicos que são obrigados a prestar atendimento a pacientes de Monlevade e cidades da região é bom. Esta é a unidade de pronto socorro mais requisitada da região, visto que os prefeitos dos municípios vizinhos não investem em saúde, mas na compra de ambulâncias para mandar seus doentes para João Monlevade.
Em uma unidade de saúde como do PA o trabalho é executado em ambiente de tensão, stress, raiva, dor, sofrimento e até fome por parte de quem chega. E é impossível você trabalhar em um local assim sem se envolver e se emocionar.
Pois as enfermeiras e técnicas de enfermagem são a “linha de frente” desta batalha que é permanente, encaram e tratam pessoas boas e ruins, conformadas e exaltadas. Recebem salários minguados sem direito ao pagamento de hora extra, sem prêmio produtividade, sem PRL e nem mesmo diária para refeição e viagens como recebem os vereadores.
No PA as profissionais da enfermagem são as primeiras a levar bronca dos pacientes mais impacientes. E a demora (que acho normal em um período de crise que tem levado hospitais à beira da falência) tem sido alvo de constantes reclamações por parte de cidadãos desprovidos de visão da realidade que acham que seus problemas são mais urgentes do que daqueles que estão na fila.
Agora, as denúncias contra o PA partem, principalmente, de pessoas ligadas a grupos políticos que fazem oposição à Administração Municipal. Alguns vereadores (que recebem salários de R$ 5.800,00 para participar de uma reunião ordinária por semana, com direito a secretária, carro, telefone celular e diária para viagens e almoço) estão neste grupo dos denunciadores. Neste caso eu até compreendo porque é um simples caso de politicagem. Agora, uma autoridade constituída como o vice-prefeito...
Fiquei sabendo que o Sr.Wilson Bastieri (que é melhor remunerado que o vereador) levou sua esposa ao PA no domingo de carnaval. Ela não estava passando bem. Inconformado com a demora esbravejou, bateu em portas, ameaçou os profissionais da enfermagem e os médicos, perguntou se eles sabiam quem ele era e depois disse que era o vice-prefeito.
Agora, se o cidadão que foi eleito para resolver esse dilema dá esse exemplo o que vai ser de nós, meu Deus? Há uma lenda que diz que o mundo acaba agora, em 2012. Pode ser verdade.
Mas, por essas e outras a pergunta que não se cala: será que vale a pena ser Enfermeira?
Tem que fazer curso técnico, trabalhar vários meses de graça no estágio, ou, fazer quatro anos de faculdade para, da mesma forma, trabalhar muito, ganhar pouco e, de vez em quando, levar bronca do médico, do paciente, do radialista, do vice-prefeito e ainda agüentar reclamação do marido, do filho...
Por tudo isso é que digo sempre: Enfermeira não é uma profissão, é uma virtude. Quem está na área trabalha para Deus. Cuidar de outra pessoa é executar um dos desígnios do Senhor, portanto, todo respeito com a Enfermeira será pouco.

A verdade dos fatos

Já há alguns anos tenho assistido parte de meus colegas de profissão digladiar via ‘blog’ sobre os mais diversos assuntos e questões, mas chega uma hora que você é obrigado a participar.
Então, depois de trocar as cartas escritas pelos e-mails e o telefone pelo Facebook agora vou também de Blogspot. E prometo usar este espaço para informar, esclarecer e atualizar em pleno acordo com a ética e com a verdade.
Infelizmente, falar aqui de imparcialidade seria começar já falando mentira. Desde que o dinheiro passou a gerenciar as relações humanas é que a imparcialidade ficou comprometida. Será que alguém ainda acredita na imparcialidade? Jornal imparcial? Rádio imparcial? TV imparcial? Blog imparcial?
Se você acredita tente descobrir a qual grupo político ou ideológico seu personagem predileto pertence e, depois, tente ver o que existe nas entrelinhas do que ele fala ou escreve. A verdade, quase que sempre, está escondida nas entrelinhas.
Mas, o importante é que agora temos um Blogspot que vamos usar para escrever sobre política, economia, esporte, sociedade, cultura, eventos, etc, etc.
Se você tiver interesse em participar mande sugestões, matérias, fotos e até críticas.